top of page

Cuidar de nós próprios nos dias cinzentos

  • Foto do escritor: o pátio - comunidade
    o pátio - comunidade
  • 4 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Chegaram o frio e a chuva. Os dias estão mais cinzentos e, com a mudança da hora, ficaram mais curtos. Estas mudanças exigem uma reorganização das nossas rotinas e, para muitas pessoas, esta adaptação pode ser difícil.

Faz sentido pensar na influência da luz solar sobre a serotonina e sobre a melatonina. A diminuição da exposição à luz solar e as temperaturas mais baixas interferem nos ciclos de sono e vigília e, também, no humor. Essencialmente no Inverno, algumas pessoas apresentam alterações no nível de motivação e energia, tendo muitas vezes a necessidade de dormir mais tempo e ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono (nos quais estão incluídos os açúcares). Quando estas alterações têm um impacto significativo no dia-a-dia das pessoas, chega-se, inclusivamente, a falar de depressão sazonal.

Neste sentido, falar de alguns autocuidados que podemos ter, especialmente nesta altura do ano, torna-se relevante. Em primeiro lugar, destacamos a importância de manter a atividade física. Sentarmo-nos no sofá a ver televisão ou a ler um livro durante mais tempo torna-se atraente com o frio e a chuva lá fora. No entanto, o exercício físico permite aumentar o nível de endorfinas que, por sua vez, têm uma influência positiva no humor. Em segundo lugar, importa seguir um padrão de alimentação regular e saudável. O sono exerce, também, influência no nosso cérebro e no nosso corpo, tornando-se importante dormir cerca de 7 ou 8 horas por dia. Destacamos também, a importância de ter atividades prazerosas, quer seja a socializar com família ou amigos, quer seja em momentos de lazer individuais. O balanceamento entre os momentos de lazer e os momentos de trabalho tem um papel bastante relevante no nosso bem-estar psicológico. Por fim, salientamos a importância de cuidarmos de nós próprios, de cuidarmos da nossa imagem, do nosso corpo e da nossa mente. Acima de tudo, importa atendermos às nossas necessidades psicológicas e biológicas de forma a tornar esta adaptação ao Inverno mais fácil e aumentarmos a nossa sensação de bem-estar.

 
 
 

Comentários


Sobre o pátio - comunidade de psicologia

Somos uma equipa de psicólogos portugueses que partilha conteúdos diversificados de âmbito internacional, com destaque para o território nacional português.

O nome 'o pátio' surge pela nossa abordagem informal, mas rigorosa, da Psicologia e Saúde Mental, sendo um espaço aberto de partilha de conhecimento e dados. Os conteúdos que partilhamos assentam em 3 componentes: informação, opinião e mobilização.

Saber mais...

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

o pátio - comunidade de psicologia. 2019 © Todos os direitos reservados.

bottom of page