Saber estar presente no Presente
- o pátio - comunidade
- 8 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Hoje queremos falar-vos de um conceito muito abordado atualmente: o Mindfulness. Todos nós temos, constantemente, a cabeça cheia de pensamentos e preocupações. Ao longo do dia vamos planeando o que temos para fazer, quer a curto, quer a longo prazo. Ao estarmos a pensar quer sobre o passado, quer sobre o futuro torna-se difícil estar no aqui e no agora, torna-se difícil desfrutar o presente e aproveitar cada momento na sua totalidade. É aqui que entra o conceito de Mindfulness que se centra na focagem intencional da atenção no momento presente, de forma a desfrutá-lo e a aceitá-lo sem fazer qualquer julgamento.
Não sei se já pensaram sobre isso, mas quantos de nós não passamos o dia a correr, desde que o despertador toca e nos levantamos apressadamente até chegarmos a casa e prepararmos tudo para o dia seguinte? Quantas vezes é que nós desfrutamos realmente de pequenos momentos, tão simples como sentirmos o sol na nossa cara ou como ver uma paisagem bonita? Quantas vezes é que nos dedicamos 100% a estes pequenos momentos em específico? A tendência que temos para fazer multi-tasking e o ritmo de vida que nos é exigido atualmente dificulta o desenvolvimento desta capacidade de viver o presente em pleno. No entanto, com o Mindfulness podemos aprender estratégias específicas para desenvolver e treinar a nossa capacidade de atenção e de concentração. Através de exercícios simples podemos conseguir libertar a nossa mente e o nosso corpo de tensões e adquirirmos uma melhor capacidade de nos focarmos no presente.
Um exercício muito simples que todos podem experimentar é a focagem na respiração. Sentem-se num sítio confortável e fechem os olhos. Comecem a respirar fundo, lentamente, e tentem focar-se apenas na vossa respiração durante algum tempo. Sempre que houver algum estímulo interno (pensamentos, preocupações) ou externo (sons, cheiros, etc.) não o ignorem, foquem-se nele, dêem-lhe atenção e voltem a focar a vossa atenção na respiração, nos movimentos que o vosso diafragma faz ao inspirar e ao expirar. Isto não é fácil e exige algum treino, mas, tal como outras práticas de Mindfulness, vai ajudar-vos a conseguirem treinar o vosso foco de atenção, o que pode ser muito útil no dia-a-dia de cada um. Para além desta utilidade, o estilo de vida Mindful tem benefícios a diversos níveis, como por exemplo, a nível da saúde mental e a nível da saúde física (reduz os níveis de stress, melhora a qualidade do sono, entre outros), aumentando os níveis de bem-estar de uma forma geral.
Tendo isto em conta, convidamos-vos a experimentar o exercício que propusemos ou mesmo a pesquisarem outros exercícios e frequentarem workshops. Não se esqueçam que nem todos os exercícios resultam com toda as pessoas, o importante é experimentarmos e vermos o que faz mais sentido para cada um de nós. Aproveitem o sol do Verão e o ritmo menos acelerado das férias para ir treinando esta capacidade de estar presente no Presente.
Comments